quinta-feira, 27 de agosto de 2009

COMBATE AO TABAGISMO - AMBULATÓRIO OBJETIVA QUE TB SEJA 100% LIVRE DE POLUIÇÃO TABÁGICA


O Ambulatório Municipal de Combate ao Tabagismo de Telêmaco Borba está trabalhando para que o município seja 100% livre da poluição tabágica ambiental. Além de campanhas e trabalhos que visam à orientação da população para os malefícios do cigarro, o Ambulatório ainda se mobiliza para a aprovação da Lei Estadual que proíbe o fumo em locais fechados.

Na semana passada foi enviado e-mail a todos os deputados estaduais solicitando a aprovação da Lei Antifumo conforme Projeto de Lei nº 276/09 que será votada na próxima semana. Segundo a coordenadora Municipal do Programa de Combate ao Tabagismo, Flávia Regina Kotleski Rodrigues, a Lei Estadual reforça ainda mais o objetivo do município. “Temos uma Lei Municipal 505/80, que antecede a qualquer outra Lei que conhecemos, sendo o município pioneiro nesta questão. Estamos hoje buscando a atualização da Lei na Câmara de Vereadores”, explicou.

Flávia relatou que a Lei Municipal precisa de emendas para ficar atualizada. “A Lei é antiga e precisa de adequações como o valor da multa e a extinção dos fumódromos”, exemplificou.

A coordenadora destacou o trabalho do Ambulatório em Telêmaco Borba. A implantação de ambientes livres da poluição tabágica já atinge as secretarias de Saúde e Indústria Convencional, o Ambulatório Central (Antigo SUS), Agência do Trabalhador. “A ação pretende avançar para as outras secretarias, escolas, associações e empresas que tiverem interesse”, destacou. Flávia explicou que, devido à gripe A, a programação foi paralisada, mas assim que a situação se normalize os trabalhos para tornar ambientes 100% livres do cigarro serão retomados.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Arcanjo, enfatizou o trabalho do Ambulatório e frisou a importância de ambientes livres do cigarro. “É mais saúde e qualidade de vida para as pessoas que não fumam”, destacou. Ricardo comentou que o prédio da Secretária de Saúde, que também abriga a Pasta da Indústria e Trabalho Convencional é livre da poluição do cigarro. “No local não é permitido fumar dentro e nem nas áreas abertas que fazem parte do estabelecimento”, enfatizou. Ricardo, que também é presidente a Associação Comercial e Industrial de Telêmaco Borba (Acitel), disse que é um dos objetivos transformar a entidade também em área sem cigarro.

Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

O dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. Em Telêmaco Borba, esse ano as atividades de conscientização e informação para o combate ao tabagismo foram intensificadas na imprensa, devido à recomendação do Comitê Municipal de Vigilância em Saúde para evitar eventos e atividades com aglomeração de pessoas, porém, desde o início do ano os trabalhos para tornar o município 100% Livre da Fumaça Ambiental estão em andamento.

Alguns motivos para deixar de fumar

O cigarro contém mais de 4 mil substâncias tóxicas, dessas, mais de 40 são comprovadamente causadoras de algum tipo de câncer. Entre elas estão o alcatrão nicotina, monóxido de carbono, acetona, fósforo P4 e P6, formol, amônio, naftalina, cadmio.
A cada 8 segundos morre uma pessoa vítima de doenças causadas pelo cigarro, são cerca de 8 milhões de pessoas em todo o mundo, 100 mil brasileiros todos os anos.
Além disso, o cigarro causas várias doenças também em quem fica perto de fumantes, crianças e idosos são os mais afetados. O cigarro causa dependência química, já que a nicotina age no cérebro trazendo sensação de relaxamento.


É mais um recadinho do DeltaClub pra VOCÊ

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.