segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Educação adventista suspende reinício das aulas no Sul e Sudeste por causa da gripe


Mais de 75 mil alunos de estabelecimentos da Rede de Educação Adventista nas regiões Sul e Sudeste vão começar as aulas mais tarde, no segundo semestre, por conta da gripe suína. As aulas recomeçarão somente em agosto (dias 10 e 17) em pelo menos 29 unidades escolares do Rio Grande do Sul, 20 no Paraná, 9 no Rio de Janeiro e 76 em São Paulo, o que inclui universidades e internatos. Na Argentina, foram canceladas todas as atividades escolares da rede adventista durante o mês de julho, o que expandiu o recesso escolar de duas para quatro semanas. Em alguns estabelecimentos de ensino do país vizinho, as aulas só voltarão no dia 3 de agosto. O motivo dessa ação é o cuidado que a instituição tem com o risco de contágio entre as crianças e os adolescentes. No Chile, Bolívia e outros países sul-americanos e regiões brasileiras as instituições não entenderam ser necessário adiar o retorno às aulas e seguem com o calendário normal de atividades.

Conforme o líder geral dos adventistas do sétimo dia para a América do Sul, pastor Erton Köhler, em alguns locais, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde pública, até mesmo eventos de grande porte e reuniões públicas têm sido evitados. No Peru e no Paraná, por exemplo, foram canceladas grandes concentrações de pessoas onde poderia ocorrer contaminação. “A igreja está pronta para ajudar a limitar o contágio, pois nossa preocupação é com a saúde de todos. Diante do aumento de vítimas, recomendamos cuidados em todas nossas instituições religiosas, sociais e educacionais”, comenta Köhler.

O Pr. Carlos Mesa, diretor da Rede de Educação Adventista para a América do Sul, ressalta que nem todas as escolas e colégios adventistas optaram pelo adiamento das aulas até porque, em suas regiões, as instituições educacionais de âmbito estadual e municipal também não receberam orientação para suspensão do reinício do semestre letivo. Nas administrações da Igreja Adventista para a América do Sul e, em particular, nas regiões Sul e Sudeste, foram repassadas aos funcionários e comunidade escolar em geral orientações oficiais sobre medidas rápidas e simples para se evitar o contágio e esclarecimento a respeito de sintomas e tratamento da gripe suína.

Na tarde de quinta-feira, dia 30, a assessoria de imprensa da Divisão Sul-Americana (DSA) divulgou aos veículos de comunicação nacionais uma nota que fala dos motivos pelos quais as instituições educacionais adventistas aderiram ao cancelamento momentâneo do retorno às aulas. Já no início da noite, houve publicação em alguns veículos como Agência Estado, O Globo On line, Correio Web, entre outros portais noticiosos.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.