quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Igreja Adventista de Telêmaco Borba em LUTO.


Francisco Maria Quadrado, o lendário e conhecido “Tito Quadrado” morreu ontem, aos 85 anos, em decorrência de infarto. Ele deixa esposa, 5 filhos, 10 netos e 1 bisneta. A Prefeitura decretou luto oficial de três dias.

“Esse homem foi uma testemunha e personagem presente da construção da nossa história, e a partida de um grande homem deixa uma lacuna que exige de nós, que ficamos, empenho maior àqueles que ficam com muitas saudades de Tito Quadrado”, assegurou o prefeito Eros Danilo Araújo, ao lado da primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Rita Mara de Paula Araújo.

Personagem histórico desde o início da então Monte Alegre, Cidade Nova, hoje, a progressista Telêmaco Borba, seu Tito marcou a comunidade pelo vigor, entusiasmo e sorriso aberto.

“Essa perda é imensa, pois é a memória da comunidade que fica mais carente de uma pessoa tão humana”, citou o professor Sérgio Ubiratã Alves de Freitas, secretário municipal Geral de Gabinete. Para o vice-prefeito Ede Pukanski e toda a municipalidade a concordância é uma só. “Fará falta imensa a nós e toda comunidade, especialmente a Adventista”.

Com simplicidade, Tito Quadrado atuou fortemente na política, foi vereador, vice-prefeito, prefeito em exercício, empresário e um dos precursores do início do município, há mais de 45 anos.

“Natural de Cambará, meu pai dedicou sua vida desde os 18 anos aqui, nesta cidade, cheio de causos e causas, recebeu em vida todas as homenagens que lhe fizeram o que o deixou ainda mais feliz. O povo lhe concedeu tantas honras, título de cidadania honorária, comendador da Rota dos Tropeiros, então, estamos gratos a Telêmaco Borba por isso”, disse seu filho Francisco Maria Quadrado Júnior, minutos antes do culto na Igreja Adventista, mesma igreja que ele fundou. A cerimônia religiosa antecedeu o funeral, que ocorreu às 15h, no Cemitério Parque Municipal Jardim da Saudade.

Francisquinho pede que o telemacoborbense mantenha duas coisas em mente, pois seu pai nunca esqueceu na vida. “A primeira, este município, esta terra tão adorada. A segunda, a empresa Klabin, que sempre é parceira e alicerce da população”. A Fonte do Tito foi outra marca, pois ficava no local onde ele residiu em Monte Alegre, e, segundo dizia, “água pura melhor não há”.

A professora Eloah Martins Quadrado, esposa de seu Tito, chegou ao velório extremamente abalada, medicada, acompanhada de uma dos três irmãos vivos de Tito Quadrado. Ela compõe mulheres pioneiras na política como vereadora na década de 60, e, neste ano, celebrou ao lado de toda a família e das autoridades municipais mais uma batalha vitoriosa de longos anos. No mês de outubro, na sede do Paço, foi assinada a lei 1.734 que instituiu o terceiro componente símbolo do município e sua gente, o Hino Oficial de Telêmaco Borba, letra da professora Eloah, com música do maestro Bento Mossurunga.

AUTORIDADES

O ex-prefeito Dinizar Ribas de Carvalho, além de ter contado com Tito Quadrado como colaborador na política, quando Francisco Maria Quadrado foi vice-prefeito, comentou que perdeu um grande amigo. “O povo da minha cidade deve lembrar-se do pioneirismo desse homem, um dos primeiros moradores, ajudou na construção da fábrica que, ainda, continua sendo o sustentáculo econômico do nosso município e por essa e outras razões, como vice-prefeito que foi, colaborador precioso na nossa Administração [década de 70] e também pela grande amizade construída”, revelou, sempre ao lado de sua esposa, Guiomar Almeida Ribas de Carvalho.

Na avaliação do ex-prefeito, Tito Quadrado, aqui, de Cidade Nova, foi o primeiro grande amigo, e o dia era triste para os telemacoborbenses. “Hoje a Telêmaco que vemos deve muito ao Tito e também à sua esposa a Eloah Martins Quadrado, que também foi muito atuante na política e na vida de Telêmaco Borba”.

PERDA LASTIMÁVEL – BOAS RECORDAÇÕES E SAUDADES

Walter Bohaienko, um dos anciãos da Igreja Adventista do 7º. Dia, Igreja Central, considerado um dos pupilos do seu Tito, fala sobre lembranças que devem ficar sedimentadas na memória. “Agiu em vários segmentos da cidade, desde o pioneirismo na fábrica [Klabin] e como Adventista do 7º. Dia. Uma pessoa maravilhosa, sensata, de fala coerente e de muita reflexão, ponderação, de uma lucidez e sabedoria inimagináveis, legado grande de participação, cristianismo, conduta, solidariedade e disposição”. Aos adventistas, o alvo de vida, Cristo, deve ser o objetivo frequente a ser seguido, mesmo após a perda. “Esse sempre foi o motivo de luta, mas não podemos desistir desse caminho nos dois distritos, o Central que envolve as Igrejas de Curiúva e Tibagi e o distrito do Jardim Alegre”, finalizou. Tito Quadrado trabalhou pela comunidade e pela religião, ajudou a fundar uma escola que atualmente é uma das principais entidades particulares de ensino, além de conter uma faculdade, além da instalação das igrejas Adventistas. “Nosso povo não deve perder a imagem positiva, alegre e vivaz da pessoa boa que meu pai, Tito Quadrado, sempre espelhou por ser uma pessoa decente e digna”.

Integrantes da Diretoria da Klabin estiveram prestando as últimas homenagens durante o culto e no sepultamento de Francisco Maria Quadrado, o seu “Tito Quadrado”, em meio a toda comunidade local, autoridades, vereadores, secretários municipais, entre outros.
Assessoria de Imprensa da PMTB



Seu Tito vai deixar muitas saudades !!!


Vamos orar para que Deus conforte a família e todas as pessoas que com ele conviviam...


Homenagem do DeltaClub.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.